logo joao pessoa bairros colorida-c-branco

Banne Busca Preto

Politica

Galeria-de-Fotos

esportes

Entretenimentos

em-cartaz

Eventos

Oportunidades

facebook

tecnologia

Receitas

Prévias de Carnaval têm reforço de 1,7 mil policiais na Grande JP; veja esquema

meiamaratona-300x218O policiamento deve ser reforçado durante as prévias carnavalescas de João Pessoa, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança do Estado nesta quarta-feira (4).

O esquema de segurança tem 1.700 policiais militares, além de 660 policiais civis e 471 bombeiros militares. A operação começa a partir desta quinta-feira (5). O objetivo da ação é prevenir ocorrências de crimes contra a vida e contra o patrimônio no percurso dos blocos e nos locais de concentração.

A Polícia Militar vai atuar com policiamento a pé, a cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways. Os blocos que terão maior reforço serão as Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, com 600 e 700 policiais, respectivamente. Outros blocos de grande e médio porte terão presença diferenciada de policiais, a exemplo do Picolé de Manga, com 600 policiais; Bloco dos Atletas e Banho de Cheiro, que terão um efetivo de 200 policiais; e Cafuçu, com 150.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que a PM vai monitorar toda área da avenida Epitácio Pessoa.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o esquema montado pela corporação também incluirá a montagem de postos de apoio para a tropa e atendimento à população em pontos estratégicos nos corredores da folia.

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social também vai reforçar para os foliões canais de atendimento. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa.

A Segurança diz que o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do 190, também fica disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte, e em todo estado. O folião pode usar ainda a Delegacia On Line, pelo endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br, para registros de ocorrências em que não haja violência, como extravios e furtos.

 

 

 

Portal Correio

João Pessoa poderá ter Virada Cultural com duração de 24 horas

15373536280003622710000João Pessoa pode ganhar uma Virada Cultural, elaborar um Mapa da Cultura do Município e institucionalizar um Programa de Fomento às Artes Cênicas. As atividades são frutos de três Indicações aprovadas na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no primeiro semestre deste ano. Agora as propostas aguardam a aprovação do Executivo para se tornarem reais.
A Virada Cultural consiste em evento público destinado à realização de manifestações das diversas expressões artísticas e culturais. Ela terá como referência de sua realização o Centro Histórico da Capital, as referências centrais dos distritos e os equipamentos públicos da cidade. Evento deve ser em agosto e terá 24 horas.

De acordo com a Indicação 377/2015, de Bruno Farias (PPS), o evento deve ser realizado em fim de semana, preferencialmente em agosto; ter duração de 24 horas ininterruptas; ter como referência principal, mas não exclusiva, o Centro Histórico da cidade; contemplar manifestações artísticas e culturais em diversos distritos do Município; considerar, em sua programação a diversidade das faixas etárias do público; possibilitar a participação de novos talentos e de artistas consagrados.

Espaços privados receberão selo da Virada

A partir da iniciativa, ficará criado o selo 'Eu Participo da Virada Cultural', a ser concedido aos espaços privados, devidamente regularizados, que queiram aderir à programação da Virada Cultural mediante contrapartidas e critérios a serem fixados em regulamento próprio.

A programação da Virada deverá contemplar a pluralidade de forma e expressão artística e a espontaneidade de manifestações culturais, a partir de apresentações, performances, exposições, oficinas e intervenções.

A exemplo, estão atrações e eventos que contemplem a História da cidade de João Pessoa; literatura; cultura popular e artesanato; quadrilhas juninas; ciranda de roda; teatro; cordel; repente; música; coco de roda; vídeo, fotografia e cinema; cultura digital e tecnologia; moda; saúde e nutrição; gastronomia; cidadania e debates.

A Indicação 326/2015, de Lucas de Brito (DEM), institui o Programa Municipal de Fomento às Artes Cênicas, que deve ser vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). O objetivo é apoiar a manutenção e criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral, visando ao desenvolvimento do teatro, da dança e da arte circense além do melhor acesso da população a essas artes.

De acordo com a proposta, o Programa terá investimento anual o valor nunca inferior a R$ 300.000,00 no orçamento da Sedec. Para a realização do Programa serão selecionados de cinco a quinze projetos por ano de pessoas jurídicas com sede no Município de João Pessoa, respeitado o valor total de recursos estabelecido no orçamento.

Mapa da Cultura de JP

A Indicação 370/2015, de Renato Martins (PSB), sugere instituir o Mapa da Cultura da Cidade. Segundo o projeto, ficará a cargo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o mapeamento dos pontos de cultura da Capital e elaborará o Mapa com o intuito de orientar e promover a divulgação dos equipamentos culturais do Município.

O Mapa da Cultura de João Pessoa deve informar em seu conteúdo a localização de museus, teatros, cinemas, casas de shows, bibliotecas, pinacotecas, associações culturais, igrejas, templos, mercados, lojas de comércio artesanal, áreas de lazer, espaços verdes, escolas que possuem espaço para o desenvolvimento de projetos culturais e equipamentos congêneres.

Também deve entrar no documento a divulgação de eventos culturais como saraus, espetáculos teatrais, circenses, musicais, exposições de artes plásticas, festivais, festas tradicionais, projetos culturais, entre outros; a localização de pontos turísticos, restaurantes, lanchonetes, bares, bem como a localização de terminais de meio de transportes; calendário cultural anual de João Pessoa; e telefones úteis.

Além disso, o Mapa da Cultura deve ser disponibilizado gratuitamente na forma física e no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), sendo de fácil localização e manuseio.

 

 

 

 

Portal Correio

Costa do Conde promove luau na praia de Tabatinga neste fim de semana

sadsadsadkjashdkhsakjhdkjsahdkjhNo próximo fim de semana (dias 27 e 28), será realizado o ‘Luau Tabatinga’, na cidade do Conde, no Litoral Sul do estado. Essa será a primeira experiência compartilhada entre a Prefeitura do Conde, a Associação Turística da Costa do Conde, o Sebrae-PB e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) para incrementar a noite da região e oferecer uma nova opção de lazer para os turistas hospedados no local.
O secretário de Turismo do Conde, Alexandre Cunha, disse que o projeto servirá de laboratório para que outras atividades sejam realizadas no local. No mês de maio, donos de 12 restaurantes promovem com sucesso um Festival Gastronômico, mas, na avaliação de Cunha, é muito pouco para tornar o destino atrativo.

O Litoral Sul paraibano é um dos mais belos do País, conta com uma rede hoteleira com quase 4 mil leitos, mas ainda engatinha quando se busca opções de lazer fora o sol e mar.

O Luau Tabatinga terá uma estrutura com 21 estandes - 17 para gastronomia, com 45 mesas e 180 cadeiras, e quatro para a venda de artesanato -, três tendas, além do palco principal onde acontecerão as apresentações culturais. No primeiro dia, vão se apresentar Gabriel Caminha e a banda Smashed Potato, a partir das 18h. No segundo dia, as atrações serão Rostand e Banda Enseada Surf e Som, que também se apresentarão a partir das 16h. Nos dois dias, o evento será encerrado às 24h.

 

 

 

 

Portal Correio

Show do humorista Tom Cavalcante, em João Pessoa é adiado; ingressos serão devolvidos

shadiusahuidhsaudhsuahduisahdEm virtude do adiamento do show do humorista Tom Cavalcante, em João Pessoa, a produção fará a devolução dos ingressos.
Para ser ressarcido do valor pago, o consumidor deve se dirigir ao local de compra e apresentar o ingresso. Quem adquiriu seu ingresso pelo site Ingresso Rápido terá a compra estornada.
O espetáculo do humorista Tom Cavalcante, que seria realizado neste sábado, 05/12/2015, no teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções de João Pessoa, foi adiado por motivos técnicos, logísticos e de produção local.
Mais informações sobre a nova data do show de Tom Cavalcante serão divulgados posteriormente pela produção, por meio da imprensa, nas redes sociais e no site www.bozoshow.com.br .

 

 

Paraiba.com.br